Manifesto Brazuca Trash

O Canal Brazuca Trash é um projeto que surgiu com o objetivo de democratizar o acesso dos fãs de filmes trash e cinema fantástico às obras produzidas em nosso país. Sabemos que a cultura nunca foi valorizada por aqui e que se depender de investimentos, sejam eles do estado ou privados, não haverá muitos filmes acontecendo. No entanto, a galera que ama o audiovisual, o pessoal que é apaixonado pela sétima arte sempre dá um jeito de botar a mão na massa e fazer acontecer. A produção de curtas e longas, por mais difícil que seja nunca pára. Sabendo disso, nós queremos que mais fãs desse tipo de cinema, saiba o que está rolando e tenha acesso a essas produções. 

Nosso site é uma tentativa de vitrine para o produtor independente expor seu trabalho e ser reconhecido por isso. Há uma infinidade de curtas, médias e longas-metragens que circulam em festivais, mas que ficam restritos a esse circuito. Nós queremos que essas produções sejam visitadas por mais pessoas, porque a gente sabe que vários desses títulos ficam engavetados ou espalhados em links do vimeo e youtube, caindo no limbo e ficando para sempre perdidos. Nós garimpamos, cavucamos e desenterramos os cadáveres adormecidos desses títulos sensacionais

Acreditamos no cenário e queremos ajudar dando espaço para todas as produções. De todas elas, das mais sofisticadas e feitas por equipes gigantes dentro de produtoras, das feitas por pequenos grupos de amigos que se unem para gravar grandes idéias e até mesmo daquele produtor que tem uma câmera e grava na solidão de seu quarto. A importância dessas produções independentes e de baixo orçamento romperem a barreira do preconceito que muitos fãs tem nos motiva, pois apreciamos a arte subversiva, underground, marginal, aquela arte que vai contra o sistema, seja no seu conteúdo ou na sua forma, que em sua gênese já nasce sem precisar dos mecanismos tradicionais para acontecer. 

A cultura do DO-IT-YOURSELF é nosso lema, não há o que pare uma pessoa com uma idéia maluca na cabeça e o nosso projeto é o canal para que essas propostas sejam vistas e apreciadas. Estamos aqui de forma permanente, com nossa curadoria trabalhando frenéticamente para buscar mais e mais títulos para que os fãs tenham sempre o que ver. 

Nossa equipe é formada por fãs, a maioria se conheceu porque entendeu a proposta do projeto e quis contribuir de alguma maneira. Isso deu vida a essa idéia de fazer mais com menos e está tornando possível que muita coisa esteja acontecendo, nos motivando a criar conteúdo em diversas plataformas: podcast, blog, youtube e por aí vai. Sempre falando do cinema trash

Trash, que para nós, não se resume a “filme ruim”, para nós o trash representa um estilo de ver o cinema, não necessariamente restrito a estética ou falta de recursos, mas também a forma de não estar preso a uma determinada maneira de consumir e produzir filmes ou pensar o cinema. O trash é tempero de toda produção que é despretensiosa, que sabe dos seus limites e usa isso a seu favor.

Nossa forma de manter ativo o projeto é através de doações em financiamentos coletivos e também através de investimentos feitos pela própria equipe, seja doando seu tempo ou mesmo dinheiro. A gente não tem pretensão de faturar em cima do trabalho alheio, nosso objetivo é conseguir criar mecanismos e maneiras de ajudar a cena do cinema independente crescer, mas o primeiro passo é fortalecer o cenário unindo os fãs. 

O resto vem com o tempo e com a ajuda de todos. Somos o Canal Brazuca Trash, uma vitrine para o cinema trash, de terror e fantástico brasileiro, feito por fãs e para fãs. 

E quem não gostar que vá tomar no cu. Viva o cinema nacional, porra!

r

Top